Resumo: Epilepsia, um problema mundial.
A epilepsia é um transtorno que causa desequilíbrio no sistema nervoso e acaba gerando ataques convulsivos, que, dependendo de sua intensidade, podem afetar a vida diária do portador. Ainda mais porque, em países emergentes, onde há mais ocorrência da doença, há muita discriminação por parte da sociedade, que em alguns lugares chegam a confundir ataques epiléticos com coisas espirituais. Há países que chegam a formular leis que acabam dificultando a inclusão social dos portadores da doença, resultando assim no afastamento social dessas pessoas, que muitas vezes acabam entrando em depressão e, em casos mais graves, se suicidando por se sentirem inferiorizadas por causa da epilepsia.
As pessoas portadoras de epilepsia geralmente têm problemas na vida social, profissional e até sentimental, devido às barreiras impostas pela sociedade. Existe possibilidade de tratamento, mas isso depende muito de questões financeiras, tanto para o portador quanto para o governo que tem a obrigação de providenciar remédios para os doentes de baixo poder aquisitivo.
Visando melhorar a situação de pessoas portadoras da epilepsia, diversos países se uniram num movimento chamado “Out Of The Shadows” (traduz-se “Fora das Sombras”), no qual busca melhorar o tratamento e incentivar a prevenção da doença por todo o mundo, assim como lidar corretamente com as conseqüências causadas pela epilepsia.
Nenhum comentário:
Postar um comentário