sexta-feira, 22 de outubro de 2010

Trabalho Escrito - Textos

Desorientação mental em decorrência da epilepsia

Esse é um caso real. João dos santos, 40 anos; desde a infância era depressivo, depois de alguns anos começou a apresentar um quadro de epilepsia, exatamente com 10 anos de idade e foi diagnosticado com foco cerebral, aos 14 anos foi internado em um sanatório ficando por lá cerca de dois a três meses não mais que isso, pois segundo os médicos o caso dele não era para internação direta apenas em momentos extremos de crise. Ficou entrando e saindo de sanatórios durante cerca de 20 anos, durante esse período começou a esquecer do seu dia a dia e das pessoas e às vezes esta conversando, acontece um fato diferente que chama sua atenção e quando João tenta voltar a falar não consegue lembrar-se do que estava conversando. Aos 28 anos foi atropelado agravando mais ainda seu estado e hoje ele precisa que tenha lembretes na porta da sua geladeira para saber o que vai fazer no seu dia. Seu problema causou um grande dano em uma das partes do seu cérebro, gerando esse desconforto ao qual ele mesmo se referi como sendo "como se fosse a primeira vez". Mas João leva uma vida normal, trabalha, faz parte da associação de amigos e familiares dos portadores de transtorno mental, denominada AMEA e resolve tudo que precisa.
Nesse momento eu recordei do filme que leva esse mesmo nome: "Como se fosse a primeira vez":
A memória humana focaliza coisas específicas, requer grande quantidade de energia mental e deteriora-se com a idade. É um processo que conecta pedaços de memória e conhecimentos a fim de gerar novas idéias, ajudando a tomar decisões diárias.
Os psicólogos e neurologistas distinguem memória declarativa de memória não-declarativa (ou memória procedural). Grosso modo, a memória declarativa armazena o saber que algo se deu, e a memória não-declarativa o como isto se deu.
De maneira geral, tendem a ocupar-se da memória declarativa, enquanto neurobiólogos tendem a se ocupar da memória procedural.
Psicólogos distinguem dois tipos de memória declarativa, a memória episódica e a memória semântica. São instâncias da memória episódica, as lembranças de acontecimentos específicos. São instâncias da memória semântica, as lembranças de aspectos gerais.
Memória, segundo diversos estudiosos, é a base do conhecimento. Como tal, deve ser trabalhada e estimulada. É através dela que damos significado ao cotidiano e acumulamos experiências para utilizar durante a vida.


Resumo

Um problema da epilepsia é os resultados que ela pode trazer ao paciente, que muitas vezes não são favoráveis a ele. Um paciente epilético pode, por exemplo, ter como conseqüência um problema de memória como foi o caso do depoimento. Em decorrência disso a pessoa pode ter esquecimentos, dificuldade de aprendizado, outros tipos de problemas mentais que podem fazer com que o paciente não consiga levar uma vida normal e que algumas vezes podem fazer as pessoas o julgaram como “diferente” e as vezes até mesmo como louco. São problemas aos quais eles levam por toda a vida e que já vem de muito tempo atrás.

Nenhum comentário:

Postar um comentário