sábado, 16 de outubro de 2010

Curiosidades

Existem algumas curiosidades sobre a epilepsia, abaixo estão as mais interessantes:

1- Um dos primeiros tratamentos cirúrgicos para a epilepsia consistia em abrir um buraco no crânio, para os maus espíritos poderem sair.

2- 1 em cada 20 pessoas pode ter um ataque epiléptico uma vez na vida.

3- O primeiro medicamento usado para a epilepsia, o brometo de potássio, foi descoberto em, 1857 por Sir Charles Lokock, parteiro da rainha Vitória.

4- Para a maior parte das pessoas com epilepsia, as consequências psicológicas são mais importantes que os ataques em si, porém que a tolerância e a compreensão são importantes.

5- Hipócrates (460 - 375 a.C.) foi o primeiro a reconhecer que a epilepsia era uma doença do cérebro.

6- A eplepsia é a doença neurológica mais antiga na história.

7- Para os Árabes, a principal causa da Epilepsia era o fato da concepção ou dos nascimentos das crianças ocorrerem durante a fase da Lua Cheia.

8- Os Romanos designavam-na de "mal comicial", devido ao facto de se suspenderem os comícios cada vez que um dos participantes sofria um ataque. Ficava-se então à espera de um sinal de bom augúrio para se recomeçar.

9- Os hebreus acreditavam que cuspir num corpo em convulsões obrigava o Demónio a sair dele e, à semelhança da cultura greco-romana, pensavam que as fases da Lua provocariam as crises epilépticas.

10- Na antiguidade a definição de Epilepsia era: "Como estou a dormir, nunca me lembro e não sou "apanhado de surpresa".

Nenhum comentário:

Postar um comentário